Como escolher o melhor exaustor para banheiro silencioso?
Sem ventilação adequada, seu banheiro corre o risco de danos a longo prazo nas paredes, teto, piso e acabamentos causados por mofo, bolor e podridão. Mas escolher um exaustor para banheiro muitas vezes apresenta um paradoxo: você quer um ventilador potente, mas não um que seja tão barulhento que ninguém o use. Por outro lado, se você reduzir os níveis de ruído para quase silêncio, o ventilador está fazendo seu trabalho bem o suficiente?
Antes de comprar um exaustor de banheiro
Ruído e eficiência nem sempre são iguais. O ventilador de banheiro perfeito é silencioso e tem capacidade suficiente de limpeza do ambiente. O custo também deve ser levado em consideração na decisão, já que poucos consumidores desejam comprar um ventilador silencioso e eficiente se custar uma fortuna. Alguns ventiladores de banheiro conseguem um bom equilíbrio entre capacidade, classificação de ruído e custo.
Medindo os níveis de som do exaustor do banheiro
Sons definidos
Sones, e não decibéis, são as unidades de medida aceitas pela indústria usadas na avaliação dos níveis de ruído para ventiladores de banheiro. Sones são uma medida subjetiva, baseada na percepção psicológica da intensidade de um som. Os ventiladores de banheiro de velocidade única variam de 0,3 sons ou menos para os modelos mais silenciosos a 4,0 sons ou mais para os modelos econômicos mais barulhentos.
Medindo o movimento do ar
A potência efetiva de um exaustor de banheiro é medida em pés cúbicos por minuto (CFM). Este é o volume de ar que o ventilador irá sugar do banheiro em um minuto.
Como regra geral, um banheiro deve ter um exaustor que extraia no mínimo 50 CFM ou mais. Para aproveitar ao máximo a capacidade de pés cúbicos por minuto do seu ventilador, ele ajuda a fornecer ar de entrada ou reposição suficiente, deixando a porta do banheiro ligeiramente aberta enquanto o ventilador está funcionando. Os ventiladores não expelem apenas o ar ruim; eles criam troca de ar puxando ar fresco ao mesmo tempo. Se você deixar o ventilador sem ar de maquiagem, ele não fará seu trabalho muito bem. Você pode abrir a porta depois de usar o banheiro ou tomar banho.
Classificação de eficiência por som
Idealmente, é melhor ter um ventilador que sugue grandes quantidades de ar com menor custo de ruído, como um carro que vai mais longe com menos combustível. Embora o ruído e a eficiência não sejam perfeitamente equivalentes, ainda existe uma correlação aproximada entre os dois fatores. Os sons geralmente aumentam à medida que o volume de ar aumenta; pense no som de um ventilador doméstico ou de um ventilador doméstico aumentando à medida que você aumenta cada nível de volume. Com exaustores de banheiro, a maioria dos ventiladores <0,3-sone movem 80 CFM ou menos, enquanto a maioria dos ventiladores de 1,0-sone e mais altos movem 140 CFM ou mais. Mas não é tão simples. Às vezes, alguns valores discrepantes movem mais ar com menos ruído.
Uma forma de avaliar os dados e padronizar melhor o CFM e o ruído é unir os dois números. A interseção entre os sons e o volume do ar (dividindo os sons por CFM) oferece uma visão melhor do valor de um ventilador de banheiro do que apenas observar apenas o ruído ou o volume. Números mais baixos de CFM por pessoa são melhores. Por exemplo, um ventilador avaliado em 1 sone e 1 CFM produziria uma classificação de CFM por sone de 1. Se um ventilador com os mesmos sones fosse capaz de extrair 2 CFM, sua classificação de CFM por sone seria de 0,5.
Como um exemplo extremo, considere um exaustor de banheiro popular e barato que tem um nível de ruído de impressionantes 4,0 sons, mas expele apenas 50 CFM. Sua classificação CFM por som é de 0,0800, cerca de 20 vezes menos eficiente em termos de CFM por som do que o WhisperQuiet e mais alta do que a maioria dos outros ventiladores de banheiro no mercado.
Outro exaustor de banheiro, do tipo adquirido em estabelecimentos comerciais, puxa 470 CFM ao custo de 8,0 sones. Sua classificação de som para CFM é de 0,0170, que é muito inferior à do ventilador de barganha anterior.